A maioria dos brasileiros próximos da aposentadoria não está economizando nem pretende começar a poupar exclusivamente para o período em que vão deixar o mercado de trabalho. A décima edição do estudo global O Futuro da Aposentadoria – Um Ato de Equilíbrio, elaborado pelo banco HSBC, mostra que 53% dos brasileiros estão nessa situação. Entre 15 países analisados pelo levantamento, só os turcos poupam menos para a velhice (59% dizem não economizar para a aposentadoria). Os brasileiros aparecem em segundo lugar, empatado com os australianos.

Para o advogado Sergio Pardal Freudenthal, que escreve para o Blog Direito Previdenciário de A Tribuna On-line, a questão é cultural. “Os brasileiros e boa parte do mundo não possuem uma visão mais clara de organização do futuro”, diz.

O especialista cita alguns exemplos para entender porque o brasileiro não se preocupa tanto com a aposentadoria. “Um deles é a credibilidade do INSS. Na minha opinião, ela tem crédito. No entanto, a mudança que o fator previdenciário sofre todo o ano, o descrendecia”.

Freudenthal reforça ainda que apenas o INSS paga benefícios. “Seja por morte, invalidez ou outro motivo. A previdência privada é um acúmulo de contribuições mensais e não substitui a pública. Não paga pensão”.